SUGESTÕES DE ATIVIDADES INCLUSIVAS PARA SEREM APLICADAS NA SALA REGULAR
01. Bingo com nomes
próprio:
·
Confeccionar
uma lista de nomes próprios, com os nomes dos alunos da sala e de
pessoas ligadas a si: pai, mãe, irmãos, avós.
·
Confeccionar, individualmente, os cartões de
bingo, com no máximo quatro nomes, sem repetir nenhum.
·
Confeccionar as “pedras” (fichas) do bingo para
proceder a chamada. Tomar cuidado para não esquecer nenhum nome.
Como
realizar a tarefa:
·
Distribuir os cartões de bingo
·
Explicar minuciosamente a dinâmica do jogo.
·
Iniciar com a chamada do nomes, explorando cada
nome: letra inicial, letra final, muitas ou poucas letras, quantidade de letras
·
Expor a ficha grande para visualização
·
Proceder com a atividade até haver um vencedor
ou enquanto houver interesse por parte dos alunos.
Objetivos da
atividades:
·
Estudar
minuciosamente as palavras, partindo, sílabas, som inicial/final,
quantidades de letras, etc
·
Desenvolver espírito de cooperação, respeito e
tolerância a frustrações (aprender a perder)
·
Desenvolver habilidade de atenção, concentração
e discriminação
·
02. Adedanha com variação de campo
semântico ou com palavras com o mesmo som inicia,l ou som final; quantidade de
silabas.Exemplos:
Com variação do campo semântico:
LETRAS
|
NOMES DE PESSOAS
|
NOMES DE ANIMAIS
|
NOMES DE FRUTAS
|
NOMES DE COMIDAS
|
NOMES DE LUGARES
|
A
|
Amanda
|
arara
|
acerola
|
acarajé
|
Amarante
|
B
|
Bruno
|
boi
|
banana
|
bolo
|
Brasília
|
C
|
Carolina
|
cavalo
|
castanha
|
cocada
|
Cocal
|
SOM/SÍLABA
|
NOME DE ANIMAIS
|
NOME
DE FRUTAS
|
NOME DE OBJETOS
|
NOME DE PROFISSÃO
|
AS
|
sapo
|
sapoti
|
sacola
|
sacoleira
|
MA
|
macaco
|
maçã
|
martelo
|
maqueiro
|
LA
|
lagarta
|
laranja
|
lata
|
lavrador
|
03. Palavra no túnel:
Estabelecer um critério para
facilitar as pistas: Ex: campo semântico.
Objetivo:
Proporcionar a participação de todos
os alunos independente dos níveis acadêmicos
Trabalhar, na mesma atividade, letra,
sílabas, palavra, som, semelhanças gráficas e sonoras, quantidade de letras.
DESENVOLVIMENTO: Confeccionar fichas
de palavras (5 ou 7 no máximo) colocá-las
em um “túnel” de papel, e estimular os alunos a identificar a palavra. Mostrar
a letra inicial, e esperar que eles ditem as palavras. Se não acertarem, mostre
depois a letra final e aguarde as
respostas deles. Mostrar cada letra
lentamente, uma de cada vez. Enfatizar sempre cada letra mostrada, para que o
alunos que ainda não conheçam as letras, tenham a oportunidade de visualizá-las
e fixá-las. Após acertarem a palavra, deixá-la exposta no quadro, formando uma
lista e prosseguir com a atividade com cada palavra selecionada.
04. Sequenciação de cores; de
formas; de tamanho.
Dispor materiais previamente
selecionado e propor que eles organizem em sequência conforme um modelo apresentado. Variar esses
modelos.
05. Classificação de cores, de
formas, de objetos, de palavras, obedecendo critérios previamente definidos.
Colocar à disposição dos alunos materiais como figuras de animais, de
brinquedos, de objetos, de produtos de higiene, todos misturados e pedir que
eles organizem em grupos de acordo com a utilidade/espécie. Variar os modos de
agrupamentos para propor mais desafios.
06. Jogo da forca de palavras
previamente selecionadas, preferencialmente obedecendo a um campo semântico.
Selecionar previamente umas cinco a dez palavras (a
quantidade de palavras de do ritmo da turma), desenhar uma forca, e perguntar
aos alunos, que letras tem a palavra
você está segurando. Se acertarem a letra, você coloca no local certo traçado
ao lado da forca. Se a letra ditada não pertencer à palavra, escreva-a de lado,
à parte
e desenhe a cabeça do boneco na
forca. Cada vez que for ditada uma letra que não pertença à palavra, será
desenhada uma parte do boneco na forca.
Prossiga com a atividade até
que sejam ditadas todas as letras da
palavra ou até que o boneco seja enforcado.
07. Ludos ortográficos e
sonoros......
Dominós de nomes e imagens; baralho
imagens X nomes; de números X quantidades; quebra cabeça imagem X nome, etc.
08. Jogos diversificados com dados
de números, de letras
·
Jogar dados para formar listas de palavras de
acordo com determinado conteúdo ou tema. Ex.: Só nomes de animais; só nomes de
frutas, só animais mamíferos; só nomes de pessoas; etc.
·
DADOS DE
LETRAS E DE NÚMEROS:
·
Confeccionar um dado com seis letras e um de 6 numerais a partir do numeral 3 até o
8. Confeccionar também, 36 palavras
iniciadas com essas letras, sendo seis palavras com cada letra do dado, com uma
variação de quantidade de letras de 3 a 8. Se o dado tem as letras A- B- C -
D- E –F-, deve-se confeccionar
6 palavras iniciadas com a letra
“A”, sendo, uma com 3 letras, outra com 4, outra com 5, outra com 6, outra ,
com 7 e outra com 8, todas iniciadas com a letra “A”. Proceder assim com as
demais letras do dado.
SUGESTÕES DE
DESENVOLVIMENTO:
Colocá-las à vista dos
alunos. Organizar a turma de modo a facilitar que cada um tenha a oportunidade
de jogar os dados. O jogador deve identificar a palavra, iniciada com essa
letra e que tenha a quantidade de letra indicada no dado de numerais.
OBS.: Enfatizar bastante as letras, contá-las,
compará-las... Não esquecer que o objetivo principal dessa atividade, promover
a participação de todos os alunos, ou seja, a inclusão dos alunos com baixo
desempenho.
09. Tempestade mental relacionada
ao tema em estudo, ou a determinada letra, ou a determinado som.
·
Solicitar que cada aluno diga uma palavra de
acordo com um critério previamente selecionado. Escrever no quadro todas as
palavras que forem ditadas pelos alunos. Depois que todos os alunos tiverem
ditado uma palavra, pode deve ser proposta outra atividade com essas palavras.
Por exemplo: Se o critério for a letra
inicial da palavra, propor que eles organizem em grupos de palavra de acordo
com o tipo de palavra: nomes de pessoas; nomes de objetos; nomes de frutas; etc
10. Jogo das pistas, relacionado
ao conteúdo
·
Selecionar previamente um grupo de palavras e
propor o desafio para a turma, dando uma pista por vez. Exemplo:
·
É um animal doméstico
·
Pode pesar até 30 quilos
·
Tem orelhas
·
Tem quatro patas
·
Dizem que é o melhor amigo do homem
CACHORRO
OBS.:
·
As pistas devem ser apresentas em ordem
decrescente de dificuldades.
·
Aproveite todas as oportunidades que surgirem
durante a realização da atividade, para chamar a atenção sobre aspectos que os
alunos demonstrarem que ainda não estão dominando mas principalmente para que
os alunos de baixo desempenho possa tirar proveito dessas participações
·
Sempre lembrar que o valor da atividade
realizada depende da dinâmica e da abordagem de quem a realiza.
·
Todas as atividades devem ser planejadas visando
a inclusão de todos os alunos da turma. Se alguns alunos ainda não conhecem as
letras, se não sabem contar,... deve-se planejar diariamente uma atividade que aborde esses
conteúdos. As atividades lúdicas são as mais propícias, desde que tenham desafios
para os alunos com bom desempenho e
OPORTUNIDADE para os menos desenvolvidos.
11. SEGMENTAÇÃO DE TEXTO
Apresentar um texto, de preferência, um texto conhecido pelo aluno,
escrito sem os espaçamentos entre as palavras. A atividade do aluno consiste em
identificar os espaços entre as palavras, marcá-lo depois copiar corretamente
Ex.: A FORMIGA E A
POMBA
AUTOR: ESOPO
UMAFORMIGAFOIÀMARGEMDORIOPARABEBERÁGUAE,SENDOARRASTADAPELAFORTE
CORRENTEZA,ESTAVAPRESTESASEAFOGAR.UMAPOMBAQUEESTAVANUMAÁRVORESOBRE A ÁGUA,ARRANCOUUMAFOLHAEADEIXOUCAIRNACORRENTEZAPERTODELA.AFORMIGA
SUBIUNAFOLHAEFLUTUOUEMSEGURANÇAATÉAMARGEM.POUCOTEMPODEPOIS,UMCAÇADORDEPÁSSAROSVEIOPORBAIXODAÁRVOREESEPREPARAVAPARACOLOCARVARASCOM
VISGOPERTODAPOMBAQUEREPOUSAVANOSGALHOSALHEIAAOPERIGO A FORMIGA, PERCEBENDO SUA
INTENÇÃO, DEU-LHE UMA FERROADA NO PÉ. ELE REPENTINAMENTE DEIXOU CAIR SUA
ARMADILHA E, ISSO DEUCHANCE PARA QUE A POMBA VOASSE PARA LONGE A SALVO.
Teresina, 07 de setembro de
2011.
__________________________________________________
Antonia Maria da C. Lopes
Nenhum comentário:
Postar um comentário