domingo, 24 de junho de 2012

Sugestões de atividades inclusivas


SUGESTÕES DE ATIVIDADES INCLUSIVAS PARA SEREM APLICADAS NA SALA REGULAR
01. Bingo com  nomes  próprio:
·         Confeccionar  uma lista de nomes próprios, com os nomes dos alunos da sala e de pessoas ligadas a si: pai, mãe, irmãos, avós.
·         Confeccionar, individualmente, os cartões de bingo, com no máximo quatro nomes, sem repetir nenhum.
·         Confeccionar as “pedras” (fichas) do bingo para proceder a chamada. Tomar cuidado para não esquecer nenhum nome.
Como realizar a tarefa:
·         Distribuir os cartões de bingo
·         Explicar minuciosamente a dinâmica do jogo.
·         Iniciar com a chamada do nomes, explorando cada nome: letra inicial, letra final, muitas ou poucas letras, quantidade de letras
·         Expor a ficha grande para visualização
·         Proceder com a atividade até haver um vencedor ou enquanto houver interesse por parte dos alunos.
Objetivos da atividades:
·         Estudar  minuciosamente as palavras, partindo, sílabas, som inicial/final, quantidades de letras, etc
·         Desenvolver espírito de cooperação, respeito e tolerância a frustrações (aprender a perder)
·         Desenvolver habilidade de atenção, concentração e discriminação
·          


02. Adedanha com variação de campo semântico ou com palavras com o mesmo som inicia,l ou som final; quantidade de silabas.Exemplos:
Com variação do campo  semântico:

LETRAS
NOMES DE PESSOAS
NOMES DE ANIMAIS
NOMES DE FRUTAS
NOMES DE COMIDAS
NOMES DE LUGARES
A
Amanda
arara
acerola
acarajé
Amarante
B
Bruno
boi
banana
bolo
Brasília
C
Carolina
cavalo
castanha
cocada
Cocal


SOM/SÍLABA
NOME DE ANIMAIS
NOME  DE FRUTAS
NOME DE OBJETOS
NOME DE PROFISSÃO
AS
sapo
sapoti
sacola
sacoleira
MA
macaco
maçã
martelo
maqueiro
LA
lagarta
laranja
lata
lavrador

03. Palavra no túnel:
Estabelecer um critério para facilitar as pistas: Ex: campo semântico.
Objetivo:
Proporcionar a participação de todos os alunos independente dos níveis acadêmicos
Trabalhar, na mesma atividade, letra, sílabas, palavra, som, semelhanças gráficas e sonoras, quantidade de letras.
DESENVOLVIMENTO: Confeccionar fichas de palavras (5  ou 7 no máximo) colocá-las em um “túnel” de papel, e estimular os alunos a identificar a palavra. Mostrar a letra inicial, e esperar que eles ditem as palavras. Se não acertarem, mostre  depois a letra final e aguarde as respostas deles.  Mostrar cada letra lentamente, uma de cada vez. Enfatizar sempre cada letra mostrada, para que o alunos que ainda não conheçam as letras, tenham a oportunidade de visualizá-las e fixá-las. Após acertarem a palavra, deixá-la exposta no quadro, formando uma lista e prosseguir com a atividade com cada palavra selecionada.
04. Sequenciação de cores; de formas; de tamanho.
Dispor materiais previamente selecionado e propor que eles organizem em sequência  conforme um modelo apresentado. Variar esses modelos.

05. Classificação de cores, de formas, de objetos, de palavras, obedecendo critérios previamente definidos.
Colocar à disposição dos alunos  materiais como figuras de animais, de brinquedos, de objetos, de produtos de higiene, todos misturados e pedir que eles organizem em grupos de acordo com a utilidade/espécie. Variar os modos de agrupamentos para propor mais desafios.

06. Jogo da forca de palavras previamente selecionadas, preferencialmente obedecendo a um campo semântico.
Selecionar  previamente umas cinco a dez palavras (a quantidade de palavras de do ritmo da turma), desenhar uma forca, e perguntar aos alunos, que  letras tem a palavra você está segurando. Se acertarem a letra, você coloca no local certo traçado ao lado da forca. Se a letra ditada não pertencer à palavra, escreva-a de lado,  à parte  e desenhe  a cabeça do boneco na forca. Cada vez que for ditada uma letra que não pertença à palavra, será desenhada uma parte do boneco na forca.  Prossiga com  a atividade até que  sejam ditadas todas as letras da palavra ou até que o boneco seja enforcado.

07. Ludos ortográficos e sonoros......
Dominós de nomes e imagens; baralho imagens X nomes; de números X quantidades; quebra cabeça imagem X nome, etc.
08. Jogos diversificados com dados de números, de letras
·         Jogar dados para formar listas de palavras de acordo com determinado conteúdo ou tema. Ex.: Só nomes de animais; só nomes de frutas, só animais mamíferos; só nomes de pessoas; etc.
·         DADOS DE LETRAS E DE NÚMEROS:
·         Confeccionar um dado com seis letras  e um de 6 numerais a partir do numeral 3 até o 8. Confeccionar também,  36 palavras iniciadas com essas letras, sendo seis palavras com cada letra do dado, com uma variação de quantidade de letras de 3 a 8. Se o dado tem as letras  A- B- C -  D- E –F-, deve-se confeccionar  6  palavras iniciadas com a letra “A”, sendo, uma com 3 letras, outra com 4, outra com 5, outra com 6, outra , com 7 e outra com 8, todas iniciadas com a letra “A”. Proceder assim com as demais letras do dado.
SUGESTÕES  DE  DESENVOLVIMENTO:
Colocá-las à vista dos alunos. Organizar a turma de modo a facilitar que cada um tenha a oportunidade de jogar os dados. O jogador deve identificar a palavra, iniciada com essa letra e que tenha a quantidade de letra indicada no dado de numerais.
OBS.:  Enfatizar bastante as letras, contá-las, compará-las... Não esquecer que o objetivo principal dessa atividade, promover a participação de todos os alunos, ou seja, a inclusão dos alunos com baixo desempenho.


09. Tempestade mental relacionada ao tema em estudo, ou a determinada letra, ou a determinado som.
·         Solicitar que cada aluno diga uma palavra de acordo com um critério previamente selecionado. Escrever no quadro todas as palavras que forem ditadas pelos alunos. Depois que todos os alunos tiverem ditado uma palavra, pode deve ser proposta outra atividade com essas palavras. Por exemplo:  Se o critério for a letra inicial da palavra, propor que eles organizem em grupos de palavra de acordo com o tipo de palavra: nomes de pessoas; nomes de objetos; nomes de frutas; etc

10. Jogo das pistas, relacionado ao conteúdo
·         Selecionar previamente um grupo de palavras e propor o desafio para a turma, dando uma pista por vez. Exemplo:
·         É um animal doméstico
·         Pode pesar até 30 quilos
·         Tem orelhas
·         Tem quatro patas
·         Dizem que é o melhor amigo do homem

CACHORRO

OBS.:
·         As pistas devem ser apresentas em ordem decrescente de dificuldades.
·         Aproveite todas as oportunidades que surgirem durante a realização da atividade, para chamar a atenção sobre aspectos que os alunos demonstrarem que ainda não estão dominando mas principalmente para que os alunos de baixo desempenho possa tirar proveito dessas participações
·         Sempre lembrar que o valor da atividade realizada depende da dinâmica e da abordagem de quem a realiza.
·         Todas as atividades devem ser planejadas visando a inclusão de todos os alunos da turma. Se alguns alunos ainda não conhecem as letras, se não sabem contar,...  deve-se  planejar  diariamente uma atividade que aborde esses conteúdos. As atividades lúdicas são as mais propícias, desde que tenham desafios para  os alunos com bom desempenho e OPORTUNIDADE  para  os menos desenvolvidos.
11. SEGMENTAÇÃO DE TEXTO
Apresentar um texto, de preferência, um texto conhecido pelo aluno, escrito sem os espaçamentos entre as palavras. A atividade do aluno consiste em identificar os espaços entre as palavras, marcá-lo depois copiar corretamente
Ex.: A FORMIGA E A POMBA
AUTOR: ESOPO

UMAFORMIGAFOIÀMARGEMDORIOPARABEBERÁGUAE,SENDOARRASTADAPELAFORTE CORRENTEZA,ESTAVAPRESTESASEAFOGAR.UMAPOMBAQUEESTAVANUMAÁRVORESOBRE A ÁGUA,ARRANCOUUMAFOLHAEADEIXOUCAIRNACORRENTEZAPERTODELA.AFORMIGA SUBIUNAFOLHAEFLUTUOUEMSEGURANÇAATÉAMARGEM.POUCOTEMPODEPOIS,UMCAÇADORDEPÁSSAROSVEIOPORBAIXODAÁRVOREESEPREPARAVAPARACOLOCARVARASCOM VISGOPERTODAPOMBAQUEREPOUSAVANOSGALHOSALHEIAAOPERIGO A FORMIGA, PERCEBENDO SUA INTENÇÃO, DEU-LHE UMA FERROADA NO PÉ. ELE REPENTINAMENTE DEIXOU CAIR SUA ARMADILHA E, ISSO DEUCHANCE PARA QUE A POMBA VOASSE PARA LONGE A SALVO. 


                                                                                                  Teresina, 07 de setembro de 2011.

 __________________________________________________
                                                          Antonia Maria da C. Lopes



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores